Thursday, October 25

O temido visto

[visto-americano-2.jpg]

Passos

O processo de visto para os Estados Unidos sofreu mudanças este ano a fim de se ter mais agilidade. Realmente diminuiu bastante o tempo para tirar o visto. Comigo, por exemplo, entre o agendamento e a entrevista, demorou 6 dias. Fiz o agendamento na quinta-feira (18/10), fui ao CASV no domingo (21/10) e fiz a entrevista na terça-feira desta semana (23/10). Isso já chegou a ser de 120 dias no ano passado.

Vamos ao que interessa, que são os passos para tirar o visto. O intercambista primeiramente deverá emitir o DS160 (https://ceac.state.gov/genniv/), em que serão necessários para o preenchimento o passaporte, o DS2019 e o comprovante de pagamento da Taxa Sevis.

- DS2019: documento emitido pelo sponsor que mostra quem é o seu empregador nos EUA e qual será sua posição na empresa;
- Taxa SEVIS: taxa emitida por uma instituição que armazena as informações de estudantes intercambistas nos Estados Unidos.

A STB que me repassou esses dois documentos. Em algumas agências, o pagamento da Taxa Sevis não está incluso no preço do programa.

Com o DS160 em mãos, o solicitante de visto deverá entrar no site do consulado americano (http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome), criar uma conta e pagar a taxa de visto J1 (US$160). Após esse processo, primeiramente você irá agendar a data de entrevista no consulado para depois agendar uma data anterior para entregar os documentos e tirar fotos e colher digitais no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto - CASV.

Para o CASV, o intercambista deverá levar:
- passaporte;
- DS160;
- comprovante de agendamento no CASV;
- comprovante de pagamento da taxa do visto.

Já para a entrevista do Consulado, é importante levar documentos que comprovem a condição de estudante e vínculo com o Brasil, além da capacidade de pagamento do programa.

Documentos principais para levar para o Consulado:
- Passaporte;
- DS160;
- comprovante de agendamento de entrevista;
- DS2019;
- comprovante de pagamento da Taxa Sevis.

Além desses, comprovantes que mostrem a condição de estudante:
- atestado de matrícula (com período em que está e duração do curso);
- histórico escolar;
- carteira de estudante;
- contrato de estágio (para quem estagia, como no meu caso).

Comprovantes que mostrem vínculo com o Brasil e capacidade de pagamento do programa:
- extrato da conta corrente própria (levei dos últimos dois meses);
- carta de custeio;
- IR do financiador (aproveito para agradecer meu pai por estar pagando o programa);
- extrato da conta corrente do financiador;
- holerite do financiador;
- declaração de bens do financiador;
- contrato do programa com a agência.

Aí, é ir para entrevista, ter o visto aprovado e correr para o abraço. Ah, e também de guardar o seu DS2019 assinado e a Taxa Sevis muito bem guardado.

A entrega do passaporte com o visto é feita pela DHL. Você pode retirá-lo numa das agências da DHL ou pedir para entregar em algum outro endereço (casa, trabalho, ...).

Lembrando que, mesmo que você leve todos esses documentos e consiga comprovar as condições descritas, eles podem negativar o pedido de visto e essa é uma decisão soberana do Consulado. Caso isso ocorra, não vá se exaltar lá dentro, porque pode complicar futuros pedidos de visto.

Minha experiência


A entrevista de visto, após a Job Fair, era a parte que eu mais temia na preparação da viagem para os Estados Unidos. E posso afirmar que a STB não me prestou uma assessoria adequada a fim de minimizar algum estresse. Primeiro porque eles resolveram cobrar dos intercambistas R$150 para preencherem o DS160 e marcarem a entrevista, sendo que eu deveria aceitar os horários que me passassem. Como percebi que era algo simples, eu mesmo preenchi esse documento e agendei a ida ao Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto (CASV) e a entrevista no Consulado Americano com as datas e horários que eram melhores para mim.

Mas o importante que tudo transcorreu bem. Muito bem.

Quanto a todos aqueles documentos descritos ali em cima, posso dizer que sim, no dia da entrevista levei tudo aquilo. Para aumentar o trabalho, tive que pedir para meus pais me enviarem por SEDEX 10 dias antes esses documentos, já que não moro com eles.

E sim, como ocorre com a maioria dos intercambistas, não foi me pedido nenhum documento que comprovasse vínculo com o Brasil e capacidade de pagar o programa.

A entrevista foi muito tranquila. Fui recebido com um bom dia e uma pergunta sobre o motivo de ir para os Estados Unidos. Após explicar que estava indo pelo programa de Work and Travel, a entrevista transcorreu em inglês. O vice-consul que me entrevistou perguntou onde eu estudava, qual curso e quando iria me formar. Além disso, ele também perguntou sobre quem pagou o programa, por qual agência eu estava indo e qual o valor que eu tinha pago.

O mais legal da entrevista foi que, logo após ele conferir meu DS2019 e perceber que eu iria para Aspen, ele soltou "Are you going to Aspen? Awesome!". Ali fiquei mais feliz pela minha escolha.

7 comments:

  1. Aspen deve ser lindo mesmo!

    E os outros intercambista tiveram também mais ou menos as mesmas perguntas ?? Todos passaram ?

    Morrendo de medo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, deixa eu ti conta!
      Hoje Aspen fez -6°, se prepare pra congelar!

      Delete
    2. Os outros intercambistas tiveram perguntas parecidas. Um ou outro que teve que mostrar algum documento. Mas dos que eu vi depois da minha entrevistas, todos passaram. Pode ficar tranquila que é muito sussa lá.

      E já coloquei Aspen como um dos lugares que acompanho o tempo no celular! =]
      Só para ficar na vontade de passar logo frio lá. Hehe.

      Delete
  2. Como assim, você também já foi pro Visto?! =(
    Eu nem tenho meu DS ainda!!Shit!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Luna, fique tranquila. Demora mesmo. Minga job offer recebi dia 19 de agosto. O DS2019 só foi emitido dia 02 de outubro e me encaminhado dia 17 deste mês.

      O seu já deve estar para chegar!

      Delete
    2. Espero que sim!
      Sua entrevista parece ter sido super tranquila mesmo, espero que a minha seja assim haha
      Voce foi sozinho né? Não foi com outros intercambistas agendados pela agencia?
      Eu to querendo ir sozinha pq as datas que o pessoal da agencia vai eu não posso, mas a mulher da agência ta com receio de algo dar errado e isso esta me deixando com medo =(

      Delete
  3. Que bom que tudo correu bem.
    Eu só preenchi meu DS-160 semana passada e ainda não tenho nenhuma notícia sobre o DS-2019. E nem data marcada ainda para a entrevista. =/ O bom da minha agência é que ela que tá vendo isso. Mas tá demorando neh. Eu comprei um pacote que já tinha passagem incluso e auxilio com o visto. Achei um absurdo essas empresas cobrarem 150 reais pra preencher um formulário.
    Minha tia vai viajar pra Disney e eu preenchi pra ela o ds-160 também, tinham cobrado a ela 50 reais por pessoa da família. Depois vejo 150. Muito caro! Acho que vou abrir uma consultoria pra preencher esses formulários e ficar rica haha. É muito chato preencher mas nada demais que não possamos fazer sozinho neh rs.

    ReplyDelete