Wednesday, October 24

Job Fair - por quê? preparação? entrevista?

Job Fair

Essa foto não foi da minha, mas o formato foi bem parecido com a que eu participei!
A modalidade de programa que contratei foi a de Job Fair. Decidi por essa opção por ter pouco tempo para fazer vários Resume’s e encaminhar aos empregadores nos Estados Unidos. E com a mudança nas regras do programa, agora só pode embarcar para os EUA com Job Offer definida já aqui no Brasil. Ou seja, seria muita correria para pouco tempo.

Com a feira de contratações eu já soube de antemão quais empresas iriam contratar. Mesmo assim, no início não fazia ideia de quais seriam minhas opções. Acabei colocando a Aspen Skiing Company como primeira opção e umas aleatórias para as outras opções.

Preparação

Não fiz nenhuma para a Job Fair. Haha. Não recomendo.

Acho interessante pensar em respostas para perguntas como:
- por que deseja ir para tal cidade?
- por que trabalhar em tal empresa?
- quais são seus diferenciais?

Os empregadores gostam de escutar que você é hard worker, friendly e like working as a team. E procure pesquisar um pouco sobre a empresa para mostrar que está interessado nela. Por fim, falar olhando nos olhos do empregador e sempre com um sorriso no rosto.

Estando preparado, as chances de dar algo errado são bem menores. Acho que tive sorte ao ser empregado na minha primeira opção.

Entrevista

Ocorreu no domingo no dia 19 de agosto. Cheguei com 15 minutos de antecedência ao hotel onde ocorreu a feira, às 8h45, conforme pedido. Houve um pequeno atraso para o início das entrevistas, que durariam inicialmente o período da manhã. Acabou que entrou o período da tarde e só fui fazer a minha primeira entrevista às 14h30 (estava morrendo de fome e sede, haha). E acabou sendo a minha única entrevista.

Fui um dos últimos a fazer a entrevista para Aspen Skiing Company, e parece que não havia mais a vaga para o meu perfil. A minha sorte é que a entrevistadora gostou bastante de mim (meu sorriso encanta todo mundo) e enviou um e-mail para o diretor de RH nos EUA perguntando da possibilidade de liberar mais uma vaga. Ela falou que se eu preferisse, poderia tentar outra vaga (a que restou era para trabalhar em um hotel no Alaska), porque ela só poderia me responder no outro dia e não na hora como com os demais participantes. Mas como Aspen era o mais concorrido, decidi que era para lá que eu queria ir também.

Para minha felicidade, na segunda-feira entrei no site da CIEE (sponsor nos EUA) e vi que havia sido contratado como rental technician. Para variar, a STB só foi me comunicar na terça-feira o resultado. Haha.

Esses foram os empregadores presentes da entrevista:

1 comment:

  1. Metido nenhum pouco "meu sorriso encanta todo mundo", HAHAHA!

    Deve da um nervosismo horrivel de ver uma fila de gente querendo a mesma vaga que a sua, e ter que ficar lá esperando e torcendo para o melhor!

    Mais ainda bem que tu conseguiu o que queria ;D

    ReplyDelete